Tenho certeza que vocês já ouviram falar sobre Home Theater! Essa técnica surgiu por volta dos anos 70 e consiste em organizar em um móvel na sua sala os aparelhos de imagem e som como: televisão, subwoofer, receiver, caixas de som, etc.

Separamos para vocês alguma inspirações e dicas baseadas dos nossos projetos de home theater para vocês ficarem atentos na hora de projetar o seu espaço de cinema em casa.

Projeto Rosely Amabile | Foto por Henry Lopes

Neste projeto com base neutra, seu principal destaque são os pontos de iluminação decorativas, feitas através de luz indireta, um fator muito importante também quando falamos de home. A iluminação é essencial para trazer ainda mais aconchego na hora de assistir televisão.

Os aparelhos de som foram projetados para ficarem dentro de um nicho de vidro no requadro da marcenaria. Nossa primeira dica importante é: antes da execução checar todos os pontos de elétrica com os aparelhos que vão ser usados para não ter problema como por exemplo: o ponto cair fora do local que deve ficar da marcenaria ou faltar ponto para ligar todos os aparelhos.

Foto por Henry Lopes – Projeto por Rosely Amabile

Neste projeto englobamos no mesmo móvel com os equipamentos de som, itens de decoração e a adega do casal, criando um móvel para um espaço de convivência.

Nossa segunda dica é pensar neste móvel do home como um espaço para colocar também os itens de necessidade dos clientes, principalmente aqueles que são usados em recepção à família ou amigos, tornando este móvel ainda mais funcional.

Foto por Henry Lopes – Projeto Rosely Amabile

Nossa terceira dica esta extremamente ligada à segunda, que é criar possibilidades desse móvel ter acessos para guardar itens. Aqui neste projeto todos os espaços na marcenaria que estão ao redor da televisão foram aproveitados internamento com prateleiras para guardar livros, dvds, etc. As portas foram projetadas com sistema de abertura em toque.

Projeto Rosely Amabile | Foto por Henry Lopes

Em quarto lugar, mas não por questão de importância vamos falar sobre altura e distância do aparelho de televisão para os sofás. É muito importante quando estiver projetando um home pensar na altura do aparelho da televisão relacionado ao olhar do espectador sentado no sofá, para que não fique nem alto demais, nem baixo demais de forma que atrapalhe o visual. E a distância entre o sofá e o móvel da televisão também é muito importante, para que não canse as vistas ao assistir.

Projeto Rosely Amabile | Foto por Henry Lopes

Quinta e ultima dica, ao projetar um móvel de home theater é extremamente importante pensar na distribuição das caixinhas de som e o espaço onde ficará o subwoofer, tanto pelo posicionamento da elétrica, quanto para o espaço que esses aparelhos ocupam no móvel, para não ter surpresas quando for fazer a instalação dos equipamentos.